Iniciada em 2015, o Setembro Amarelo é uma campanha nacional, que tem como objetivo promover o debate em torno da saúde mental e da prevenção ao suicídio. Essa questão afeta milhares de pessoas em todo o mundo e, como um problema de saúde pública e social, exige atenção em torno do tema, já que os índices de mortalidade por conta desse acometimento vem se elevando ano a ano.
Entre o período de 2000 a 2014, o Brasil sofreu um significativo aumento nas taxas de suicídio. De acordo com dados do Governo Federal, se nos anos 2000 o índice de mortalidade suicida era de 4,5 por 100 mil habitantes, ao final de 2014 ele chegou a 6,1 por 100 mil habitantes.
Em decorrência dos números alarmantes, o Centro de Valorização à Vida (CVV), juntamente com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), uniram forças e lançaram, a nível nacional, a campanha do Setembro Amarelo, a fim de conscientizar a população. O suicídio é uma das dez principais causas de óbito em todo o mundo e, geralmente, está associado a questões de ordem psíquica – como depressão, ansiedade e Síndrome de Burnout – e a fatores socioeconômicos.
Esse tema ainda é considerado um tabu, contudo, debatê-lo se faz imprescindível, uma vez que isso atinge a todos os setores sociais, inclusive o dia a dia das empresas e a produtividade corporativa. Investir na saúde mental dos colaboradores não é apenas uma responsabilidade social, mas também uma estratégia fundamental para o sucesso organizacional. Isso pode ser alcançado através do diálogo e de iniciativas que promovam o bem-estar e o equilíbrio psíquico dos colaboradores.
No conteúdo de hoje, abordaremos os porquês que a sua empresa deve promover ações de conscientização sobre o Setembro Amarelo e de que maneira criar espaços de cuidado com a saúde mental da sua equipe. Acompanhe.
Por que promover a saúde mental no ambiente de trabalho?
Promover a saúde mental no ambiente de trabalho é fator primordial às empresas que desejam proporcionar um espaço onde seus funcionários se sintam valorizados, acolhidos e capazes de desempenhar suas atividades de forma eficiente e saudável. A ausência de cuidados com a saúde mental pode levar a um aumento no número de afastamentos por doenças psicológicas, queda na produtividade, e até mesmo a sérios riscos trabalhistas, como processos por assédio moral ou discriminação.
Empresas que investem em programas de saúde mental demonstram comprometimento com o bem-estar de seus colaboradores, o que gera maior engajamento, lealdade e redução de absenteísmo e turnover. Ao promover uma cultura organizacional de apoio e abertura para discutir questões de saúde mental, as empresas ajudam a desmistificar esses problemas, incentivando os colaboradores a buscarem ajuda antes que situações mais graves se desenvolvam.
Como identificar sinais de acometimentos psíquicos em seus colaboradores?
Identificar sinais de possíveis acometimentos psíquicos dos seus colaboradores é uma prática essencial para promover um ambiente de trabalho acolhedor. Embora não exista uma cartilha comportamental, os profissionais do Programa SAUDEAENERGIA selecionaram alguns sinais que podem te auxiliar a reconhecer quando um funcionário está precisando de apoio para equilibrar a sua saúde mental. Acompanhe a seguir:
- Mudanças de comportamento:
Um colaborador que pode estar sofrendo com alguma questão de ordem mental, geralmente, apresenta mudanças no seu comportamento. Dentre as mais comuns estão: Oscilações de humor como irritabilidade, apatia ou tristeza persistente, isolamento social e até mesmo queda do desempenho produtivo, dificuldade em cumprir prazo e perda de interesse na execução de atividades;
- Manifestações emocionais intensas:
É costumeiro que, colaboradores que estão vivenciando algum quadro de acometimento mental, tenham dificuldade de conter suas emoções e apresentem comportamentos intensos como, por exemplo, explosões emocionais seguidas de choro frequente, nervosismo, preocupação exacerbada e, até mesmo, crises de ansiedade ou pânico;
- Dificuldades de relacionamento entre membros da equipe:
Os conflitos constantes e a falta de cooperação são hábitos presentes em colaboradores que estão passando por algum desequilíbrio psíquico. Relações que, antes, eram harmoniosas, passam a se tornar delicadas com a introdução de discussões, desentendimentos e relutância em trabalho em equipe, dificultando as entregas e o alcance de bons resultados;
- Aumento de absenteísmo:
O aumento de ausências ou atrasos, sem justificativa prévia, pode ser um grande indicativo de transtornos mentais. Uma vez que o colaborador é acometido por problemas de saúde psíquica, ele não se sente disposto a frequentar o ambiente laboral.
Quais as ações recomendadas para oferecer suporte psíquico e emocional no ambiente de trabalho?
A implementação de iniciativas organizacionais como palestras, workshops, suporte psicológico e campanhas internas no ambiente corporativo, pode ser um passo decisivo para a redução do estigma que envolve temáticas relacionadas a transtornos mentais. Ao promover o suporte adequado aos seus colaboradores, a empresa não só cumpre um importante papel social, como também protege seus interesses, evitando riscos trabalhistas e construindo uma reputação sólida e confiável.
Algumas das ações recomendadas pelos especialistas em saúde mental do Programa SAUDEAENERGIA são:
-
- Promova o diálogo constante na rotina laboral: Incentive a cultura da comunicação franca em espaços de bate-papo. Neles, os colaboradores poderão se manifestar abertamente e se sentir a vontade e acolhidos pela empresa e pelos colegas.
- Capacite gestores e lideranças: Treine os líderes e gestores da sua empresa, a fim de que eles possam identificar sinais de desequilíbrio mental nos membros de sua equipe e possam agir de maneira empática e acolhedora.
- Incentive o autocuidado: Promova ações de bem-estar que incentivem os colaboradores ao autocuidado físico, emocional e mental. Isso é possível com programas de mindfulness, atividades físicas, meditação e pausas regulares.
- Adquira programas de suporte profissional: Disponibilize serviços de forma gratuita, onde seus colaboradores possam ter acesso profissional em várias áreas da saúde que saberão oferecer a escuta necessária e o tratamento adequado.
Como o Programa SAUDEAENERGIA pode ajudar a sua empresa?
O Programa SAUDEAENERGIA é o primeiro Programa completo de Proteção da Saúde Mental e Bem – Estar para colaboradores e líderes de empresas e também o único serviço que atende a 100% dos critérios estipulados na Lei 14.831/24, para certificação de Empresa Promotora da Saúde Mental.
Estamos preparados para apoiar a sua empresa no cuidado com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores, evitando processos trabalhistas e promovendo um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Investir na saúde dos colaboradores não é apenas uma questão de conformidade legal, mas também uma estratégia eficaz para o sucesso a longo prazo.
Clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo.